Mirian Ponzio leva demandas da Saúde de Taquaritinga ao Ministério da Saúde

Compartilhe esta notícia:

Ofício encaminhado ao Ministério busca implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde como política pública no SUS.

Na última semana, a vereadora Professora Mirian Ponzio esteve em visita ao Ministério da Saúde, onde entregou um ofício contendo as reivindicações da Secretária Municipal de Saúde, Eleonora Gerbasi. O documento destaca a necessidade de incorporar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como política pública no Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que já são realizadas de forma voluntária em Taquaritinga.

Recebida por Daniel Amado, gestor técnico do Departamento de Gestão do Cuidado Integral do Ministério da Saúde, a parlamentar ressaltou a importância dessas práticas no contexto municipal. O Município de Taquaritinga, desde 2012, oferece cuidado ampliado não medicamentoso por meio das PICS, iniciativa realizada pelos profissionais de saúde de forma voluntária, sem custeio municipal.

O ofício destaca a criação de um Grupo de Trabalho que visa institucionalizar as PICS como Política Municipal. Este grupo busca elaborar o texto da política, obter recursos para implementação, divulgar as práticas à população, realizar ações de monitoramento e avaliação, e promover processos formativos para novos profissionais.

A iniciativa conta com o apoio da parceria entre DRS III-Araraquara e UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), através do Programa de Pós Graduação em Gestão da Clínica, onde profissionais do município desenvolvem pesquisas de Mestrado Profissional sobre o tema.

As Práticas Integrativas e Complementares são reconhecidas mundialmente como Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas (MTCI), sendo essenciais para o cuidado integral. O ofício encaminhado ao Ministério da Saúde solicita o financiamento das PICS, a definição de um Programa Específico para garantir o custeio, com recursos de incentivo à implantação e à formação dos profissionais envolvidos.

Compartilhe esta notícia: